Boas práticas para gerir seu time home office

Boas práticas para gerir seu time home office

Como adotar boas práticas para gerir seu time trabalhando home office?

Muitas empresas adotaram o regime de trabalho remoto, o famoso home office, durante essa pandemia. A equipe inteira ou parte dela (os grupos de risco) foi convidada a trabalhar em casa. 

Bom, e agora? Como fazer a gestão da equipe? Como saber se estão trabalhando? Como vou saber se estão sendo produtivos, dormindo ou passeando? Será que irão usar o laptop da empresa apropriadamente?

Separamos alguns conselhos, dicas e manuais para você, empresário e líder de times, aprender a gerir melhor toda essa situação e manter a performance da equipe mesmo nesse cenário diferenciado.

Ferramentas

É comum que no começo os líderes façam testes com diversas ferramentas de comunicação e organização para encontrar os melhores caminhos, mas tente tomar as decisões quanto a isso e definir uma estrutura de ferramentas padrão o quanto antes, para que todos consigam se adaptar em tempo hábil e que as informações não se percam.

Tempo

Não adianta mudar para o modelo remoto e esperar todos online das 9h às 18h. Defina quais resultados e entregas esperadas para cada função. No modelo remoto, você não poderá controlar horário de trabalho, ou tempo online, mas terá visibilidade pelas entregas e critérios de sucesso definidos com cada um.

Medidores de resultados

Lagging Indicators: são os indicadores de resultado, especialmente se têm correlação com uma meta final do negócio. Por exemplo, total de vendas, recrutamento, Marketing e Operações.

Leading Indicator: são os indicadores de tendência, relacionados ao que precisa ser feito hoje para chegar a um determinado resultado amanhã. Por exemplo: número de ligações para clientes.

Entregáveis dos projetos: use a Matriz 5W2H para deixar claro o critério de sucesso do projeto.

Saúde e relacionamento

Acompanhe como eles estão se sentindo nesse período de incerteza, mostre-se disponível e seja fonte de otimismo e segurança. Em toda reunião, seja 1:1 ou coletiva, comece fazendo um checkpoint pessoal. Pergunte o que as pessoas fizeram no fim de semana, como estão se adaptando ao trabalho remoto, como está a família e a rotina de casa. Esse quebra-gelo é uma calibragem para os líderes. 

Estrutura

Considere oferecer uma quantia mensal específica para gastos com internet e luz das pessoas do time.

Dê suporte para a transição de trabalho remoto. Funções mais operacionais e junior precisam mais de seu apoio, do que cargos seniores. Ofereça um suporte financeiro, se necessário, para compra de cadeira ou banda de internet – e ofereça orientações de como seguir a rotina de trabalho.

Deixe aberto o canal para quem precisar de ajuda para configurar esses ambientes. Dessa forma, você lida com necessidades de compra de mesas, cadeiras e computadores avaliando cada caso.