Erros que empresas tradicionais mais cometem

Erros que empresas tradicionais mais cometem

Saiba quais são os 6 erros que as empresas mais cometem para poder evita-los

Falta constante de inovação

Inovar é um processo contínuo que permite que você se destaque da concorrência. Por isso, nunca deixe de pensar em estratégias de atualização para seu negócio, seja aprimorando processos, desenvolvendo novos produtos ou modernizando serviços.

E não se engane, inovar nem sempre envolve alto investimento financeiro. A inovação pode ser uma nova estratégia de comunicação com o seu público. Também, pode ser um serviço a mais que você oferece, pode ser a maneira como você apresenta a sua marca diante de questões sociais.

Portanto, esteja sempre atento aos movimentos do mercado e procure entender como o seu negócio pode criar algum diferencial para atender às necessidades de um mundo que está em constante transformação.

Nenhum feedback à equipe

Lembre-se de que os colaboradores precisam conhecer seu próprio desempenho. Pode até ser que o rendimento da equipe esteja abaixo das suas expectativas, mas procure priorizar os feedbacks positivos, destacando os pontos fortes de cada um antes de apresentar uma crítica. Também é importante que você se disponha a ajudá-los nos pontos que precisam ser melhorados.

Aproveite para pedir um feedback dos colaboradores em relação à sua gestão, além de perguntar qual é a opinião deles sobre o atual funcionamento da empresa. Desse modo, vocês podem trabalhar juntos na busca de melhores resultados. Veja como essa aproximação já trará ótimos resultados para a produtividade do time!

Descontrole na gestão financeira

Por incrível que pareça, são muitas as empresas tradicionais que se encontram imersas em uma completa desorganização financeira. O controle das finanças é um exercício diário de todo e qualquer negócio, independentemente de seu tamanho ou de seu tempo de atuação no mercado.

Se não há um entendimento adequado das planilhas, dos gastos e dos lucros, como é possível medir os rendimentos, separar o capital de giro e realizar medidas de expansão da empresa? Invariavelmente, os processos estão interligados. O que faz a desorganização de um impactar, direta ou indiretamente, no outro e assim por diante.

Assim, inovação e colaboração passam também pelo alinhamento de informações. Dados organizados, setores que compartilham problemas e encontram soluções juntos, geram uma sinergia maior e constroem uma boa rentabilidade.

Negligência na gestão do estoque e de compras

Com um controle de estoque eficiente, você ajuda a manter a saúde financeira do seu negócio. Assim, elimina gastos desnecessários e facilita o planejamento dos suprimentos básicos para o pleno funcionamento dos processos da empresa.

Nesse sentido, reuniões periódicas com a equipe ajudam a entender como estabelecer práticas mais assertivas na venda de determinadas mercadorias, como motivar os vendedores a dar aquele gás nos itens que estão parados no estoque e a criar estratégias mais inteligentes para o seu processo de compra.

Superestimar as vendas futuras

É fácil acreditar que seu produto/serviço é perfeito para o público e que, assim que for lançado, será um sucesso. É o que todo empresário quer. Mas a previsão conservadora de vendas é necessária para determinar o crescimento e a lucratividade razoáveis. Isso evita surpresas indesejáveis no futuro. Uma perspectiva positiva é importante, sem dúvida, mas você também precisa ser realista com suas projeções de vendas.

Falha ao gerenciar o fluxo de caixa

Entender quanto dinheiro entra e sai do negócio parece um conceito simples, mas se torna complicado quando você não tem projeções sólidas de vendas ou quando vários clientes não pagam no período certo.