Conheça as principais ferramentas de pesquisa de mercado

Conheça as principais ferramentas de pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é a base para o sucesso de qualquer negócio. Sem bons métodos de pesquisa, frequência e qualidade, a empresa não consegue se desenvolver conforme as mudanças dos cenários que ela faz parte, bem como mudanças de consumo e de comportamento do consumidor.
Sem esse desenvolvimento – e até mesmo adaptação – o resultado é catastrófico: falência, perda de valor e reputação, diminuição de lucros e por aí vai.
Somente um negócio que conhece muito bem seu mercado, concorrentes e clientes, consegue por meio da tecnologia fazer as melhores estimativas, encontrar as melhores oportunidades e tomar as melhores decisões. Ou seja, o Business Intelligence precisa da base da pesquisa, sempre.
Por esse motivo, dedicamos o artigo dessa semana para te apresentar as principais ferramentas de pesquisa de mercado e de consumo para você implementar na rotina do planejamento da sua empresa.

O que é Pesquisa de Mercado

A pesquisa de mercado é um instrumento adotado para entender a realidade de um mercado e aumentar a efetividade das ações tomadas em relação a um empreendimento.
É uma ferramenta, portanto, que permite o planejamento, coleta e análise de dados relacionados a um empreendimento.
Seu objetivo é gerar conhecimento sobre um mercado e seu público, identificar oportunidades e reduzir o risco na tomada de decisões estratégicas.
Vantagens em investir em pesquisa de mercado com periodicidade:

  • Conhecer seu público-alvo
  • Entender a estratégia dos concorrentes
  • Analisar outros empreendimentos
  • Dimensionar o mercado
  • Identificar oportunidades com antecedência

Tipos de pesquisa de mercado e marketing

Os estudos de mercado podem variar de acordo com o objetivo da pesquisa, o método empregado e o perfil do público. Confira os principais tipos:

Hábitos de consumo
Se baseia na base de clientes que a empresa já possui, para entender melhor seu comportamento e também identificar demandas ocultas para melhorar seus produtos e serviços. Uma das vantagens que esse estudo oferece é a possibilidade de criar estratégias de vendas e marketing extremamente alinhadas às expectativas de um grupo de consumidores específico.

Força de marca
O propósito desse tipo de pesquisa é medir a atenção que a sua empresa recebe em relação aos concorrentes e descobrir elementos positivos ou prejudiciais em suas ações de branding.

Satisfação dos clientes
Medir a satisfação dos clientes é muito importante, afinal, são eles que decidem quem fica e quem perece no mercado. Esse tipo de pesquisa de mercado, portanto, trata-se de uma análise de feedbacks.

Satisfação dos colaboradores
As pesquisas internas são aquelas em que o foco são os colaboradores de uma companhia. A importância desse tipo de pesquisa vem crescendo conforme as mudanças de consumo na sociedade: a imagem da empresa perante o público também é influenciada por sua relação com funcionários, causas sociais e posicionamentos.
Dessa forma, para muito além da produtividade e desempenho, manter os funcionários felizes é uma questão de posicionamento de mercado. 

Ferramentas de pesquisa de mercado

Atualmente as pesquisas construídas, disparadas e aplicadas com ferramentas online têm ganhado cada vez mais espaço. Além da praticidade para o público-alvo da pesquisa participar, a pesquisa online tem maior alcance e menor custo. Confira a lista de ferramentas digitais que você pode utilizar para realizar suas pesquisas.

Para questionários

Survey Monkey: o site permite que os empreendedores criem questionários e enviem por e-mail durante a pesquisa. 

Typeform: é uma versão mais “divertida” do Survey Monkey, ideal para empresas inovadoras e com comunicação mais versátil.

Survio: o diferencial dessa ferramenta são os modelos prontos de questionários que podem te guiar na realização da pesquisa.

Google Forms: é a ferramenta de criação de questionários do Google. A facilidade é que sua interface é mais comum entre os usuários do Gmail.

Para pesquisa de campo

CVM e B3: sites oficiais onde você encontrará informações dos mercados de ações e imobiliários, que ajuda a calcular o valor das empresas do seu segmento e dos concorrentes.

BizStats: este site reúne informações e estatísticas financeiras de vários setores, tudo de graça. É possível encontrar relatórios financeiros, análises de risco e lucratividade, e ferramentas úteis de finanças. A dica é buscar empresas que são referências na área do seu negócio e encontrar valores de faturamento e investimento.

Google Trends: é possível saber o que as pessoas mais estão pesquisando na internet, inclusive definindo um território para a busca e comparando dois ou mais termos.

IpeaData: conhecer melhor os índices sociais e econômicos da região em que se pretende atuar é uma das premissas do plano de negócios. 

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