Métricas comerciais essenciais para performar sua empresa!

Métricas comerciais essenciais para performar sua empresa!

Métricas comerciais são formas de medir a performance do setor de vendas.

Para isso, ter metas de vendas bem definidas é essencial para a sua empresa, o que significa que você pode melhorar os seus resultados de vendas e agir com base em informações verdadeiras e atualizadas.


O segredo é identificar quais métricas são relevantes para a sua empresa e para os seus objetivos comerciais.


A seguir, confira quais métricas você PRECISA acompanhar para garantir a ALTA PERFORMANCE do seu TIME COMERCIAL

Número de vendas individuais

Quando você sabe o quanto cada membro da sua equipe está vendendo em cada vista é muito importante para que se possa fazer comparações de produtividade e agilidade.

Essa métrica pode ser usada como uma maneira fácil de criar uma concorrência saudável entre os seus colaboradores.


Taxas de novo contato

A taxa de novos contatos prospectados te dará informações sobre quais dos seus colaboradores, e qual porcentagem da sua equipe, está atingindo as metas de vendas.

Número de novas oportunidades

Quando você vê um aumento significativo em novas oportunidades, esse é um bom sinal de que o time está se empenhando para crescer e contribuindo, também, para o crescimento da sua equipe.

Taxa de ocorrência

Essa métrica é muito importante para fazer com que o seu vendedor externo bata as metas de vendas designadas a ele.

Ela detalha quantas chamadas ou compromissos seu representante agendou e se ele, realmente, os realizou.

A partir daqui, você pode acompanhar se as visitas foram mais bem sucedidas pelo seu colaborador e, caso necessário, mudar o foco, com base no que está funcionando.

Taxa de rejeição ou cancelamentos

Quando se fala em taxa de rejeição ou cancelamentos é muito importante ter bastante atenção, pois eles desestruturam todo o foco do seu vendedor em bater as metas de vendas.


Taxa de recomendação

Essa pesquisa é bem simples.

Apenas pede para os seus clientes classificarem de 0 a 10 a probabilidade de recomendação. Ela é dividida em 3 categorias:

  • Clientes Detratores: Aqueles que deram notas entre 0 e 6 e não acham que o seu serviço trouxe melhorias para eles e, muitas vezes, criticam o seu serviço.
  • Clientes Neutros: Com notas entre 7 e 8. São aqueles que estão utilizando o seu serviço apenas em momentos de precisão.
  • Clientes Promotores: Aqui as notas vão de 9 a 10. Esses clientes acreditam que a sua empresa proporciona mudanças e melhorias em suas vidas. Fazem elogios e dão sugestão, são os seus clientes leais!

Metas x Resultados

Essa métrica identifica se os seus vendedores estão conseguindo os resultados esperados de acordo com as seus objetivos.

Isso pode te dar uma ideia de quanto os seus objetivos foram atingidos, mensais ou anuais.