Como o BI pode impulsionar o marketing da sua empresa

Como o Business Intelligence pode impulsionar o marketing da sua empresa

O BI ou Business Intelligence no marketing digital refere-se às ferramentas e práticas usadas para a coleta e análise de dados sobre o investimento que sua empresa está realizando na área.

A partir do levantamento de dados e acompanhamento de métricas, o objetivo do BI é dar suporte às decisões empresariais relacionadas ao marketing.

Com o mercado mega competitivo, os profissionais da área precisam saber interpretar bem algumas métricas para elaborar ações melhores. Sim, ter feeling é essencial também, mas não dá para contar só com ele para tomar decisões.

Ao ver o que está funcionando e o que não está para sua empresa e para o mercado, é possível fazer uma análise do cenário e elaborar estratégias com maiores chances de obter sucesso nele.

O processo se inicia com a coleta, que pode ser de seus próprios registros, dos concorrentes e da sua área de atuação de forma geral.

Com eles em mão, é hora de trabalhar para colocar essas informações em contexto. Assim,  é possível fazer interpretações que permitem nortear os próximos passos e, dessa forma, para que os dados não se tornem apenas um gasto de tempo arquivado, é preciso investigar e, assim, gerar insights que vão melhorar os seus processos e o seu retorno sobre investimento, o famoso ROI. E é essa é exatamente a atuação do business intelligence no marketing digital.

 

Business Intelligence no Marketing

 

Para além de estratégias, campanhas e automações, marketing digital deve ser data-driven. Ou seja, orientado por dados. É aqui que entra o Marketing BI, com inteligência para realizar análise precisas que otimizam e potencializam performances de campanhas. 

Uma das principais vantagens do Marketing Digital é que nele tudo é metrificado e armazenado, sendo assim, há sempre dados a serem analisados.

Logo, o termo Marketing BI trata-se da junção de metodologias e teorias da tecnologia para coleta, estruturação, processamento e análise de dados ou informações da gestão de negócios aplicada ao marketing e marketing digital.  

 

Marketing BI na prática

 

– Dados para a equipe de marketing:

Nos dados coletados pelo Business Intelligence, temos em mãos informações cruciais sobre os consumidores, como seus comportamentos, interesses e qualquer outra questão que direta ou indiretamente interfere na decisão de compra deles.

Os softwares de BI podem gerar gráficos que mostram para a equipe de marketing o comportamento geral dos clientes, caminhos que fez antes da compra, onde moram, idade, sexo, entre outras informações essenciais para definição de público-alvo e personam que são dados cruciais para a assertividade das campanhas publicitárias. 

 

– KPIs: 

Existe uma diversidade incrível do que pode ser coletado, e não somente a que dá origem a reports demográficos e comportamentais. Entre as estatísticas, também pode ser estabelecido e identificado os Key Performance Indicators — KPIs —, que são os indicadores principais que vão revelar o desempenho do seu negócio nas atividades que ele se propõe.

Os KPIs são guias para saber “de onde vem” cada resultado. Sendo assim, é possível identificar as melhores estratégias de marketing, comunicação e publicidade, tendo indícios reais do que funciona e do que não funciona.

 

– Automação:

Os mesmos softwares que analisam dados e métricas e apresentam resultados de otimização para sua empresa, podem oferecer ferramentas de automatização, ou seja, automatizar alguns processos de comunicação e marketing. É o caso dos emails automáticos quando há atraso de pagamento, abandono de carrinho, entre outras ações. 

 

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