Como definir metas para sua empresa

Como definir metas para sua empresa

Para uma empresa crescer, é essencial definir metas e construir planejamentos que tornem possível o alcance e realização delas. Sem essas duas atitudes, a empresa tende a permanecer estável por um tempo mas, com a evolução do mercado, possivelmente sofrerá perda de ativos.

Ninguém abre uma empresa imaginando seu fim, certo? E para sobreviver ao mercado cada vez mais feroz e volátil, é preciso evoluir sempre. 

Mas a dificuldade real está em elaborar metas realistas, traçar estratégias e realmente dar os passos necessários. E nesse processo, o Business Intelligence tem papel crucial. Quer saber mais? Acompanhe o artigo desta semana. 

 

Objetivos x metas

 

Para muitos, essas duas palavras possuem o mesmo significado. Porém, não é bem assim, e entender a definição desses dois termos é muito importante para defini-los. 

Seus objetivos são as respostas para a pergunta: onde sua empresa quer chegar?

É a visualização do cenário ideal, da receita, dos lucros, do número de funcionários, unidades da empresa e por aí vai. 

Já as metas são as pequenas tarefas que você terá que executar ao longo do tempo para chegar nos objetivos, no cenário ideal. Ou seja, cada objetivo deve possuir diversas metas.

O objetivo deve conter uma data limite para ser alcançado, assim como cada meta deve ter uma data limite para ser executada de forma com que esse calendário se encaixe perfeitamente. 

Quando você consegue dividir o seu planejamento em diversas metas, você tem uma “margem de erro” maior para replanejar, realizar adaptações e remanejamentos de metas quando necessário. E acredite, sempre é. 

O business intelligence (BI) é uma ferramenta indispensável nesses dois processos: da definição de objetivos e criação de metas. Ao ter os números visíveis e interpretados em mãos, sua empresa poderá definir objetivos reais e alcançáveis, assim como metas possíveis de serem realizadas no prazo correto. 

 

4 principais passos para definir melhor as metas da sua empresa

 

1 – Definir os objetivos 

Podem ser objetivos estratégicos, táticos, operacionais ou indicadores. Pode ainda ser dividido por produto, setor ou abrangência de mercado. Quanto mais delimitado o objetivo for, mais fácil controlar sua execução.

2 – Definir o plano operacional

Um plano deve ter um prazo, diversas etapas e atividades que devem ser executadas em cada uma delas. Aqui você deve considerar o quadro de funcionários, o desempenho das equipes, a produção atual e velocidade dos processos e outros indicadores que influenciam diretamente nas atividades das metas. 

3 – Medir os resultados

Quando falamos que cada objetivo deve conter diversas metas, é justamente para que seja possível medir os resultados de maneira mais fácil, rápida e precisa. Só é possível medir os resultados quando se tem o controle pleno dos dados da empresa.

4 – Fazer ajustes e correções

Quando o desempenho da realização das metas não está como o esperado, é preciso identificar os pontos fracos do plano e da execução para fazer os devidos ajustes no restante do plano, para assim não afetar o prazo final do objetivo. 

A clareza e interpretação correta dos dados da sua empresa te garantirão crescimento exponencial e oportunidades únicas! Entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp clicando aqui.

1 thought on “Como definir metas para sua empresa

Comments are closed.