Business Intelligence no varejo

Business Intelligence no varejo

O varejista precisa, mais do que vender, saber para quem vender e como seus produtos estão sendo vendidos, e o Business Intelligence pode ser o parceiro ideal para a gestão do seu negócio de varejo.

Outro ponto importante, que faz a diferença e é comum a todos os varejistas é conhecer profundamente os dados relacionados ao estoque, saber quais produtos mais vendem e ter uma boa estratégia de vendas cruzadas. 

Além disso, os elevados índices relacionados às perdas são um dos maiores responsáveis hoje pelos prejuízos no setor varejista.

Toda empresa precisa entender seus padrões de comportamento e as peculiaridades de sua operação e, desta forma, o Business Intelligence pode sim, através de análises e previsões inteligentes, contribuir de maneira significativa para melhorar a efetividade do varejo.

Conheça o impacto do Business Intelligence nas mais diversas áreas e setores da sua empresa e veja o quanto é indispensável para utilizá-lo em favor dos seus objetivos.

Gestão de estoque

O estoque é um dos pontos mais sensíveis de um negócio no varejo: é preciso se certificar de que a reposição de mercadorias seja sempre feita de forma adequada. É fundamental garantir que os produtos não faltem aos clientes, mas também é importante assegurar que não haja excesso em estoque, o que significa dinheiro parado.

Gestão de fornecedores

Os dados fornecidos pelo Business Intelligence também podem auxiliar bastante na gestão de compras e no relacionamento com os fornecedores. É preciso ter em mente que os fornecedores são um dos públicos mais fundamentais para o sucesso da organização e quando os relacionamentos são proveitosos todos saem ganhando.

Avaliação da rentabilidade das unidades

As lojas de uma mesma cadeia de varejo nem sempre têm o mesmo rendimento e rentabilidade. É normal e até mesmo frequente que determinadas unidades sejam muito mais lucrativas do que outras.

É justamente nessa questão que o Business Intelligence pode ajudar a gestão, por exemplo, auxiliando na compreensão dos motivos que influenciam o crescimento de determinada unidade e a estagnação de outra.

Acompanhamento de metas

As ferramentas de Business Intelligence são também ótimas aliadas no acompanhamento e na conquista de metas. Como os dashboards utilizados são capazes de mostrar e comparar dados do passado, presente e até estimativas do futuro, é possível se organizar para que as metas sejam sempre alcançadas.

Planejamento de marketing

Os dados de Business Intelligence também podem ser utilizados para traçar o perfil dos clientes da rede varejista. As informações obtidas a partir dessa análise devem ser utilizadas como base para a criação de campanhas de comunicação, eventos promocionais e até mesmo para o lançamento e compra de determinadas mercadorias.

Gestão financeira e decisões estratégicas

A tomada de decisões dentro da empresa passa a ser melhor fundamentada com a utilização de ferramentas de Business Intelligence. Isso acontece porque uma série de dados, métricas e análises precisas da realidade do negócio passam a ser utilizadas como base para o planejamento e a definição dos próximos passos.

A Eagles Group é especialista nessas soluções tecnológicas. Nosso serviço de Business Intelligence oferece:

Criação de Dashboards

Relatórios

Painéis

Modelos de dados com as melhores tecnologias como: Microsoft (Analysis Services, Power BI, Excel)

Pentaho Qlikview Tableau

Essa clareza e interpretação correta dos dados da sua empresa te garantirão crescimento exponencial e oportunidades únicas! Entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp clicando aqui.