5 atitudes para seu negócio sobreviver durante a crise do coronavírus

Vivemos hoje um cenário nunca visto antes no último século, que com certeza mudará todo nosso comportamento pelas próximas décadas. Sabemos que acontecimentos dessa proporção são responsáveis pela nossa evolução, seja tecnológica, científica e social. Por isso, é essencial que olhemos tudo isso com novos olhos, observemos as mudanças de perto e acompanhemos essas mudanças para não ficarmos para trás. O foco no empresário e empreendedor hoje não deve ser apenas de sobreviver, mas sim de se reinventar. Nesse artigo, compartilhamos com você 5 atitudes que você deve ter agora para que seu negócio sobreviva e ganhe nova vida depois a crise. Spoiler: O Business Intelligence pode salvar seu negócio da crise.

Acompanhe abaixo:

1 – Arrumar a casa

É inevitável que o ritmo da empresa diminua, já que foi preciso dispensar funcionários que fazem parte do grupo de risco, jornadas foram diminuídas e as vendas caíram por conta da recessão do mercado.

Esse período mais “devagar” é perfeito para fazer análises, pesquisas, levantamentos, testes e tudo o que pode de alguma forma otimizar seu negócio. É muito comum que, no dia a dia corrido, muitas falhas nos processos sejam empurrados com a barriga. É normal também que a parte “chata”, da papelada e das finanças não estejam 100% em ordem. 

Aproveite ao máximo a recessão para arrumar a casa e se preparar para a volta da economia no segundo semestre. Mergulhe no autoconhecimento da sua empresa para poder identificar cada ponto que pode ser melhorado, e que te proporcionará melhores resultados depois. 

Para tornar tudo isso possível, é essencial que você tenha implementado na sua empresa softwares e metodologias de business intelligence. Clique aqui para conversar com a equipe da Eagles Group e descobrir como nossas soluções pode te ajudar nesse momento. 

2 – Digitalizar a gestão do negócio

A maior parte dos erros de gestão acontece por conta de sua estrutura arcaica ou falha. A digitalização da gestão de uma empresa é imprescindível para o seu crescimento, bem como para sua segurança interna. 

Além disso, se tem uma coisa que ganhou evidência durante o isolamento social é a necessidade dos negócios se adaptarem ao digital. O comércio tradicional precisa se reinventar para suprir as necessidades essenciais do cidadão cumprindo as regras da OMS e ainda dos governos estaduais e municipais. 

A presença online, os dados dos clientes disponíveis de maneira rápida e prática para cada necessidade, seu histórico de compra e relacionamento, o atendimento online e envio de produtos ou prestação de serviços à distância. Existe estrutura para todos esses modelos de negócios, e é possível sim adaptar seu modelo tradicional para o digital ainda durante a crise. 

Na Eagles Group, você encontra diversas soluções de digitalização e otimização de processos para sua empresa. Clique aqui para saber mais. 

3 – Enxugar as finanças 

É natural que o lucro menor não cubra todas as despesas durante uma crise, e o ideal a se fazer é enxugar os gastos e custos ao máximo para minimizar os prejuízos. Em tempos de recessão, os empresários descobrem “na marra” que é possível fazer o mesmo com muito menos.

Mas antes de fazer cortes, é preciso conhecer muito o seu negócio e todos os processos que fazem parte dele, para que cada mudança não afete diretamente ou de forma radical a qualidade do seu produto, serviço, ou o seu relacionamento com o cliente.

O que isso quer dizer?

Que todos os dados da sua empresa precisam ser processados da melhor forma a mostrar onde gastos e custos podem ser cortados sem perder o essencial do negócio ou mesmo sem prejudicar seu funcionamento. 

4 – Adaptar seu produto e serviço

Quer continuar vendendo durante a crise? Entenda que seu público-alvo pode mudar, pode estar em crise também, e suas prioridades e necessidades também mudaram completamente. É preciso fazer um novo estudo de mercado, público-alvo e persona, e assim adaptar o que você oferece para que ele passe a atender as reais demandas atuais. 

5 – Investir em marketing digital 

As pessoas não estão nas ruas, por conta do isolamento social. Mas elas estão navegando na internet!  Se a sua empresa dependia somente do setor de vendas, ou do marketing boa a boca, com certeza já foi afetada pelo nosso novo cenário. 

Nesse momento é preciso migrar sua publicidade, propaganda, marketing e  vendas para o digital. Ter presença online, mas muito além disso, migrar todo o seu relacionamento com o cliente para a rede. 

Precisa de ajuda para colocar a mão na massa e dar esses 5 passos no seu negócio? Clique aqui para conversar com a equipe da Eagles Group e descobrir como nossas soluções pode te ajudar nesse momento.

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